Funil de Vendas 4 Dicas Matadoras como fazer

BLOG NOW

Funil de Vendas 4 Dicas Matadoras como fazer

Funil de Vendas 4 Dicas Matadoras como fazer

Funil de Vendas 4 Dicas Matadoras como fazer

A grande maioria das empresas não tem um funil de vendas identificado. Muitas, porque não têm um processo estruturado para o criar, outras porque nem sequer sabem o que é e para que serve um funil de vendas. Eis algumas luzes.

Quase todas as áreas de uma empresa têm processos bem documentados: recursos humanos, departamento financeiro, área de TI. Estas áreas têm processos para que tudo corra de forma eficiente e fluída, para que os resultados do seu trabalho sejam consistentes.

Construir um funil de vendas tem o mesmo objetivo, ou seja, regular processos para manter o ciclo de vendas a correr de forma fluída e eficaz, otimizando as vendas para que a empresa tenha resultados mais consistentes e positivos. É bastante comum ver CEOs ou responsáveis de departamentos de Marketing e vendas a tentar encontrar ideias para construir o funil de vendas da sua empresa.
Pode não parecer, mas construir um processo de vendas, implementá-lo e otimizá-lo é relativamente simples.

Monttagem do Funil de Vendas

1.º Passo para a criação de um funil de vendas: TOPO ATRAIR VISITANTES

O primeiro estágio é atrair visitantes. Esse estágio está relacionado a todas as pessoas que visitam seu site. O interesse desse público é bastante variado, ele pode ter clicado em um anúncio no Google ou buscado uma solução para um problema específico, por exemplo.
Para atrair visitantes sua empresa deve adotar uma estratégia de inbound marketing, que consiste em disponibilizar conteúdo interessante focado em resolver os problemas do seu público.
Nesse primeiro estágio não é indicado falar diretamente sobre o seu negócio. Por isto, entenda alguns exemplos de conteúdo para esta etapa do funil: posts de blog e conteúdo multimídia.
Independente da forma como o visitante chegou ao site, o importante é chamar atenção e fazer com que ele retorne e passe para o próximo estágio do funil, se tornando um lead.
Para tal, é imprescindível criar uma personagem baseada no seu cliente-tipo, o que habitualmente se designa por «persona». Isto vai ajudar a captar leads qualificadas e a nutri-las através do processo de compra, ou do funil de vendas.

2.º Construa um ciclo de vendas claro: CONVERTER VISITANTES EM LEADS

Quando um visitante se torna um lead, você obtém mais informações sobre ele e a chance de criar um relacionamento com esse consumidor é maior.

A Landing Page é uma excelente ferramenta para converter visitantes em leads. Essa página de destino permite a captura de informação do seu visitante por meio de um formulário em troca de algum conteúdo relevante. Você provavelmente já deve ter visto sites que oferecem e-book gratuito, não é mesmo? Esta é uma técnica para converter o visitantes em leads!

Somado a uma oferta atrativa e um bom call-to-action, que são chamadas que orientam o visitante a realizar uma determinada ação (“clique aqui”, “baixe o eBook gratuito”, “assista ao vídeo”), as landing pages ajudam muito seu público a prosseguir pelo funil de vendas.

Essencialmente, isso é o seu ciclo de vendas ou funil de vendas. Tente tornar o seu funil de vendas tão simples e flexível quando possível. Os seus clientes e prospects vão agradecer.

3.º Estabeleça um plano para manter os seus clientes:

CRIAR RELACIONAMENTO

Após a conversão, a etapa seguinte é conquistar a confiança do lead e criar um relacionamento para que ele se torne um possível cliente.

Esse processo é conhecido como nutrição de leads. Ou seja, através de emails personalizados, disponibilizar conteúdo útil e direcionado para cada lead. Neste estágio é importante segmentar os leads em grupos menores e criar materiais e campanhas específicos para cada faixa de interesse.

O lead clicou nos emails e baixou o conteúdo disponibilizado? Então é um sinal que ele está considerando a solução da sua empresa!

Nessa etapa o lead que demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço está pronto para ser contato pela equipe de vendas. Desta forma, a abordagem pode ser mais assertiva, pois ele já conhece a empresa e a considera na decisão de compra.

Agora, você tem espaço para disponibilizar conteúdo promocional como oferecer descontos ou demonstração de produtos, por exemplo. O objetivo é convertê-lo em cliente.

4.º No Final estabelecido o ciclo de vendas:

VENDER

Se o visitante passou por todas as etapas do funil de vendas e concretizou o negócio é sinal que sua empresa alcançou o ultimo estágio!

Com o processo de vendas completo o lead se torna um cliente. No entanto, isso não quer dizer que ele deve ser abandonado, é preciso manter o bom relacionamento com esse cliente para que ele faça outros negócios e indique a empresa. É recomendado utilizar ferramentas de CRM e verificar o nível de satisfação dele para ter feedback em relação ao processo de venda.

ANALISANDO O FUNIL DE VENDAS:

Agora que você já aprendeu o que é o funil de vendas, vamos entender melhor o que podemos analisar com ele e como este é utilizado na sua estratégia de negócio. Normalmente, para que você tenha acesso aos números do funil de vendas, são necessárias ferramentas especializadas vinculadas ao seu site, como por exemplo o software RD Station e o Google Analytics.

Neste processo, é importante constantemente analisar as métricas de cada etapa do funil e alterar as estratégias caso seja necessário, só assim sua empresa conseguirá obter resultados satisfatórios.

Muitos profissionais que começam a trabalhar com o marketing digital acabam valorizando métricas que não contribuem para o sucesso das vendas.

Por exemplo, o número de visualizações e curtidas no Facebook podem ser altos, porém eles não indicam quantas oportunidades de negócio estão sendo geradas, nem o que precisa ser melhorado na estratégia. Essas são as chamadas métricas de vaidade (são boas para o ego). E é preciso ter cuidado com elas, afinal, é bom ter uma grande audiência, mas o objetivo da empresa é adquirir clientes.

As principais métricas que devem ser analisadas são: a taxa de conversão, a taxa de aproveitamento e a taxa de leads qualificados.

TAXA DE CONVERSÃO

A taxa de conversão é uma das mais importantes para o seu negócio. No primeiro estágio do funil de vendas, a taxa de conversão está relacionada à proporção de visitantes que foram transformados em leads em um determinado período.

Ao analisar esta métrica você poderá verificar se o conteúdo disponibilizado está alinhado com os visitantes de seu site. Se a taxa for baixa é sinal que a estratégia precisa ser revista, talvez o formulário seja muito extenso ou o conteúdo não é interessante para o público. Alternativas para gerar leads são assinaturas de newsletter, pesquisa de opinião e pedido de orçamento.

Além deste momento inicial, a taxa de conversão também pode ser analisada nas outras etapas do funil, para verificar a proporção de leads enviados para a equipe de vendas, bem como, os leads que se tornaram clientes.

TAXA DE APROVEITAMENTO

O objetivo de gerar leads é convertê-los em clientes, e essa é outra métrica que deve ser analisada. A taxa de aproveitamento mede o número de leads gerados e o volume de leads repassados para a equipe de vendas.

Essa taxa é importante para sua estratégia de marketing digital, pois traz para as equipes de marketing uma certa responsabilidade no resultado de vendas, afinal são eles que estão alimentando a equipe comercial com leads. O ideal é que a equipe de marketing tenha uma meta de número de leads a serem enviados ao comercial.

LEADS QUALIFICADOS

Após enviar os leads para a equipe de venda somente alguns deles estarão realmente qualificados para se tornarem clientes. A taxa de leads qualificados é outra métrica bastante utilizada pelas empresas para medir o sucesso da campanha. E que deve ser constantemente revista para potencializar os esforços da equipe de vendas.

CONCLUINDO

O funil de vendas contribui com o sucesso do seu negócio, pois possibilita que as áreas de marketing e vendas trabalhem em conjunto. Isso gera mais eficiência no processo de prospecção de clientes e no crescimento do negócio.


Precisa de ajuda para criar o seu funil de vendas?

Fale com a nossa equipe de Marketing

Fale com agente e solicite!!

 

POSTS RECENTES

Faça um comentário